Bombeiros, Segurança Pública e Polícia

Desenvolvidos para os ambientes mais perigosos, os GORE® Protective Fabrics permitem que os usuários permaneçam seguros e atentos.

Exibir todas as indústrias e categorias

Respiráveis, à prova d'água e criados para suportar os ambientes físicos mais perigosos, os GORE® Protective Fabrics permitem que bombeiros e agentes de segurança pública permaneçam atentos, focados e protegidos em missões críticas.

As unidades de intervenção primária têm trabalhos físicos. Desde bombeiros e unidades de intervenção de emergência até forças policiais e batalhões de operações policiais especiais, os agentes da segurança pública se arriscam nos ambientes mais perigosos e, para fazerem seu trabalho, precisam de um uniforme protetor que os mantenham protegidos mas que ao mesmo tempo, não constituam um fardo fisiológico.

A Gore trabalha com unidades de intervenção primária para compreender os desafios profissionais que enfrentam. A partir dessas interações são desenvolvidos tecidos GORE® que satisfazem as necessidades do usuário final. Nossos tecidos oferecem:

  • mais conforto devido a barreiras altamente respiráveis que ajudam a gerenciar o estresse associado com o calor em diversas condições
  • proteção certificada contra perigos encontrados em situações de emergência
  • durabilidade prolongada para excelentes desempenhos em situações reais

A Gore aplica esses princípios para desenvolver tecidos protetores essenciais para proteger vidas, há mais de 35 anos. Os GORE® Protective Fabrics usados em peças de roupas, botas e luvas permitem que os usuários se foquem em sua missão e não no equipamento protetor.

Tecidos Adequados à Missão

Chembio

Leves e respiráveis, os macacões de proteção química e biológica feitos de tecidos GORE® CHEMPAK® duráveis oferecem proteção contra químicos nocivos.

As capacidades da Gore na ciência dos materiais permitem desenvolver soluções adequadas a cada aplicação. No que diz respeito às nossas soluções para bombeiros e serviços de segurança, isso significa que temos a capacidade de desenvolver tecidos adequados aos ambientes de cada profissão.

Por exemplo, os bombeiros exigem proteção superior mas também têm que considerar o estresse provocado pelo calor, o que pode prejudicar seu desempenho e, potencialmente, sua segurança. As barreiras antiumidade GORE® CROSSTECH® foram especialmente desenvolvidas para ajudar a gerenciar o estresse provocado pelo calor oferecendo excelente respirabilidade em condições mais abrangentes. Essas barreiras oferecem excelente estabilidade térmica mantendo o desempenho e respirabilidade após exposição a temperaturas extremas - tudo isso impedindo simultaneamente a penetração de líquidos como sangue, fluidos corporais, químicos comuns e água. Adicionalmente, o revolucionário sistema de revestimento GORE® PARALLON™ oferece proteção térmica melhorada, alcançando ao mesmo tempo, um novo nível de respirabilidade, muito superior ao dos equipamentos convencionais disponíveis atualmente.

Para missões que possam envolver exposição a químicos industriais tóxicos ou a agentes químicos e biológicos, conjuntos com tecidos GORE® CHEMPAK® proporcionam proteção com certificação da NFPA (National Fire Protection Association - Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA) e funcionalidade melhorada. Esses conjuntos permitem que as unidades de intervenção primária apresentem um melhor desempenho físico durante atividades exigentes em zonas quentes e mornas. Além disso, os tecidos leves e duráveis permitem que o usuário permaneça fisicamente focado durante mais tempo.

Os policiais se deparam com várias condições climáticas durante suas patrulhas. As jaquetas de fardamento feitas com tecidos GORE-TEX® e GORE® WINDSTOPPER® proporcionam conforto durante todo o dia e proteção para todos os climas. Os tecidos das jaquetas são duráveis, leves e altamente respiráveis para que os policiais possam vesti-las e mantê-las vestidas. Como a segurança sempre é fundamental, também estão disponíveis capas GORE-TEX® para armaduras militares de corpo inteiro, cobrindo os coletes à prova de balas com um material leve que repele água, óleos corporais e químicos.

A Evolução da Proteção

Os GORE-TEX® Fabrics e outros GORE® Fabrics são a referência a nível global em termos de conforto e proteção desde a década de 1970. Em 1982, a Gore disponibilizou seus tecidos pela primeira vez para aplicações de incêndios e segurança apresentando o GORE-TEX® Moisture Barrier Fabric. Este material incorporava uma camada de membrana de PTFEe para reduzir o estresse provocado pelo calor através de sua respirabilidade, estabilidade térmica para combater a exposição a chamas e a impermeabilidade durável dos GORE-TEX® Fabrics.

Pouco tempo depois, a Gore participou no "Project Fires" (Projeto Incêndios) com a International Association of Firefighters (Associação Internacional de Bombeiros - IAF). Nosso Tecido com barreira antiumidade ofereceu durabilidade, conforto e proteção durante esses testes independentes, confirmando os resultados de nosso testes fisiológicos. Em 1989, a National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA - NFPA) e respectivos comitês técnicos aceitaram nosso Tecido com barreira antiumidade como o padrão da indústria.

Early tests for Moisture Barrier Fabric

Testes preliminares ao Tecido com barreira antiumidade

Durante a década de 1990, a aplicação dos GORE® Fabrics foi estendida a outras forças de segurança. Em 1991, patenteamos um processo para bloqueio de químicos nocivos que reduzia simultaneamente o estresse provocado pelo calor. Essa foi a primeira patente da Gore referente a pérolas de carbono, tendo conduzido ao desenvolvimento de um tecido leve e flexível que substituiu os macacões volumosos usados em zonas críticas.

Os desenvolvimentos da Gore em relação à tecnologia de pérolas de carbono resultaram posteriormente na linha de produtos CHEMPAK®, que oferece proteção contra químicos industriais tóxicos e agentes de guerra química, nas luvas CHEMPAK®, que permitem maior destreza e tatilidade sem o risco de exposição a químicos, e no macacão APPPE (All Purpose Personal Protective Ensemble - Conjunto de proteção individual multifuncional), em 1999. Como atualmente os agentes químicos continuam constituindo uma ameaça, desenvolvemos nossas peças de vestuário para que ofereça melhor proteção e, consequentemente, para que as unidades de intervenção primária executem melhor o seu trabalho.

Embora os ambientes enfrentados pelos bombeiros não tenham sofrido grandes alterações desde 1992, continuamos descobrindo maneiras de reduzir o estresse provocado pelo calor para que os bombeiros possam trabalhar mais eficazmente. Com o GORE® PARALLON™ Liner System, apresentamos recentemente um sistema multibarreirras que supera as normas da NFPA quanto a respirabilidade e proteção térmica.