Roupas e Tecidos

Os contributos pioneiros da Gore para a ciência do conforto e da proteção criam tecidos para várias atividades e condições.

Exibir todas as indústrias e categorias

Desenvolvidos para proporcionar conforto e proteção, os Tecidos GORE® preparam os usuários para enfrentarem os mais implacáveis ambientes conhecidos pelo homem. Usando a mesma tecnologia PTFEe (PTFE expandido) líder mundial, as Fibras GORE® são incorporadas em tecidos para mantê-los robustos, duráveis e impenetráveis.

Os tecidos vestem consumidores e trabalhadores. Proporcionam isolamento e proteção contra os elementos e mantém objetos no devido local. Os tecidos devem permanecer confiáveis em cada utilização, nunca gastos: as peças de vestuário devem oferecer proteção e conforto a seus usuários independentemente da atividade praticada ou do ambiente. Os tecidos devem permanecer duráveis nas condições mais rigorosas: chuva, calor e até exposição a químicos.

Embora a Gore forneça produtos para inúmeros mercados e indústrias, talvez sejamos mais conhecidos por nossas contribuições para o setor de tecidos e de roupas. Os tecidos GORE-TEX® são mundialmente famosos por serem materiais respiráveis à prova d'água que permitem aos usuários navegar pelos climas mais implacáveis de nosso planeta com conforto e segurança. Contudo, nossos tecidos vão muito além da marca GORE-TEX®: Fornecemos tecidos para um grande número de atividades e condições, incluindo aplicações militares, médicas, químicas e até espaciais. Além de roupas, fornecemos fibras integradas em tecidos como cordas, sacos de filtragem, tecidos para exterior e para outras aplicações que exijam desempenhos que não falhem.

Quase imediatamente após a descoberta do PTFE expandido, em 1969, a Gore começou a investigar como poderíamos integrar esse material ultraversátil em tecidos. Os resultados foram profundos avanços na indústria de roupas e tecidos - e em conforto, proteção e confiança para usuários de tecidos Gore em todo o mundo.

A Ciência do Conforto

A GORE® Fabrics é famosa em todo o mundo pela sua qualidade e pela promessa de que as peças de roupas não decepcionarão os usuários, independentemente do local onde estejam e da atividade que pratiquem.

A base de nossos tecidos são membranas Gore finas, leves e duráveis, como a membrana GORE-TEX®. Essa membrana é constituída por uma camada de PTFEe à prova d'água, à prova de vento e respirável. Cada centímetro quadrado de PTFEe contém mais de 9 milhões de poros, o que nos permite adicionar materiais complementares com o objetivo de melhorar as qualidades superiores da membrana. Sob o revestimento exterior de um tecido, é essa membrana que proporciona a incrível proteção pela qual a GORE® Fabrics é famosa.

Depois adicionamos um laminado, como o laminado GORE-TEX®, que une a membrana a uma enorme variedade de tecidos, incluindo tecidos usados em calçado, luvas e roupas outdoor de algumas das mais famosas marcas de elevado desempenho no mundo.

A GORE® Fabrics é desenvolvida para três finalidades. Reduzem o desconforto mantendo os usuários frescos, evitando a aderência e melhorando a amplitude de movimentos - atributos que podem salvar vidas durante atividades como escalada. Nossos tecidos permitem melhorar o desempenho permanecendo duráveis em ambientes rigorosos. Finalmente, esses tecidos oferecem a proteção - contra o vento, chuva, fogo, temperaturas extremas e até exposição a químicos - de que os usuários necessitam para sobreviver às aventuras mais arriscadas e aos climas mais implacáveis.

GORE-TEX® Products

A marca de produtos GORE-TEX® é reconhecida e merecedora de confiança em todo o mundo.

Antes da invenção do tecido GORE-TEX®, as peças de roupas impermeáveis eram frequentemente pesadas, volumosas e desconfortáveis. A probabilidade de os usuários ficarem molhados a partir do interior - devido à transpiração retida no interior das peças de roupa - era equiparável à probabilidade de ficarem molhados devido a exposição aos elementos.

Com a descoberta do PTFEe, vimos como esse material à prova d'água, à prova de vento e respirável, poderia ser incorporado em vestuário para fabricar jaquetas e outras peças mais confortáveis e duráveis. O resultado: a revolucionária tecnologia parenteada da membrana da Gore mudou para sempre o padrão de roupas outdoor de alto desempenho.

Em 1970, a Gore solicitou a primeira de muitas patentes para o tecido GORE-TEX® produzido com PTFEe. Em 1976, a Gore recebeu sua primeira encomenda comercial de GORE-TEX® Fabric - o primeiro tecido respirável, à prova d'água e à prova de vento, disponível no mercado. Em 1981, a Gore expandiu sua já estreita parceria com a indústria aeroespacial quando a NASA incorporou o GORE-TEX® Fabric nos trajes espaciais usados em sua primeira missão de ônibus espacial, a bordo do ônibus espacial Columbia.

A GORE® Fabrics entrou de maneira inesperada no setor militar. Em 1982, os soldados ingleses ficaram tão impressionados com os tecidos GORE-TEX®, preferindo-os ao invés de seu fardamento, que compraram nossos tecidos com seu próprio dinheiro. Isso deu início a uma estreita parceria entre a Gore e as forças armadas inglesas e norte-americanas, resultando na adoção oficial da GORE-TEX® Fabrics por parte das forças armadas dos EUA em 1988.

Desde então, expandimos nossas parcerias tecnológicas e industriais de maneira a oferecer uma variedade de peças de roupa que mantenham os usuários confortáveis e protegidos, independentemente da atividade praticada ou do ambiente. Estampada em peças que vão desde roupas outdoor até calçados e luvas, a marca Gore significa qualidade e alto nível de desempenho.

Bombeiros, policiais e militares usam roupas outdoor desenvolvidas pela Gore resistentes a fogo, exposição a químicos e calor extremo, mas ao mesmo tempo leve e respirável - essencial para oferecer liberdade de movimentos e conforto aos usuários enquanto trabalham. Um estudo recente (em inglês) relativo a bombeiros demonstrou que, depois de um corpo atingir uma temperatura interna de 37,8 °C, todo o aumento de temperatura, por mínimos que sejam, são significativos a nível psicológico, o que significa que o desempenho pode ser prejudicado. Durante esse estudo, os bombeiros que usaram uniformes contendo barreiras protetoras GORE® apresentaram o melhor desempenho; 40% dos usuários usando uniformes concorrentes não conseguiram concluir os testes devido a frequências cardíacas excessivas.