Indústria Aeroespacial Civil

A Gore continua desenvolvendo cabos e materiais inovadores que satisfazem as crescentes exigências da indústria aeroespacial civil em termos de redes digitais, entretenimento de melhor qualidade, desempenhos com maior potência, melhor eficiêncial de combustível e menor necessidade de manutenção e de tempos de inatividade.

Exibir todas as indústrias e categorias

A GORE® Aerospace Cables e Materials é desenvolvida especificamente para suportar faixas de temperatura mais abrangentes, exposição a abrasão e desgaste, estresse mecânico constante, altas tensões e contaminantes líquidos como bebidas, combustíveis e lubrificantes. Quer você necessite de cabos de elevado desempenho, conectividade e entretenimento (IFEC) ou materiais aeroespaciais para maior rendimento e disponibilidade de aeronaves, você pode ficar confiante de que nossos produtos proporcionam um desempenho confiável e durável ao longo de toda a vida da aeronave.

Cabos que Proporcionam IFEC Mais Rápidos

A bordo de aeronaves comerciais, os passageiros esperam acesso constante e confiável à Internet em seus dispositivos eletrônicos independentemente do tempo de voo. Portanto, os engenheiros de projeto estão integrando eletrônica sofisticada em praticamente todos os sistemas das aeronaves para permitir que os passageiros assistam filmes, joguem videogames, naveguem na Internet e tratem de negócios online. Por isso, os cabos têm que transferir dados mais rapidamente, tendo que ser simultaneamente menores e leves de maneira a caberem nos espaços existentes, a diminuírem o peso da aeronave e a aumentarem a eficiência em termos de combustível. Na verdade, os especialistas da indústria estimam que cada quilograma de peso adicional na aeronave possa aumentar os custos de operação em milhares de dólares.

A GORE® Aerospace High Speed Data Cables proporciona sinais com integridade excepcional para transmissão de dados a alta velocidade em distâncias mais longas, sempre respeitando novos protocolos e protocolos padrão como Ethernet Cat5e e Cat6a, USB 3.1, HDMI 2.0, fibra ótica, entre outros. Por fim, a GORE® EMI Shielding Solutions (em inglês) protege de maneira confiável sistemas de cabos contra interferências eletromagnéticas durante a transferência de dados.

Cabos Desenvolvidos para Durabilidade e Confiabilidade

Da cabine do piloto até à cauda do avião, nossos cabos são desenvolvidos para manter a integridade dos sinais independentemente dos estresses mecânicos da vibração, das cargas de aceleração, de instalações e de manutenção. Sua construção durável garante um elevado desempenho elétrico e mecânico em ambientes aeroespaciais rigorosos - incluindo uma distribuição confiável dos sinais na cabine do piloto durante os voos.

As tecnologias de fluoropolímeros inovadoras da Gore, permitem fabricar cabos e materiais significativamente menores e mais leves sem comprometer o desempenho elétrico e mecânico. Na verdade, temos produtos que são até 60% mais leves em comparação com produtos alternativos, o que facilita sua instalação em espaços apertados e ajuda a aumentar a eficiência em termos de combustível.

Materiais Comprovados para Otimizar a Produção

Com o rápido crescimento verificado no setor das viagens, se espera que os níveis de produção aumentem significativamente ao longo da próxima década. Atualmente, os principais fabricantes do setor, como a Airbus, confiam nos materiais da Gore para satisfazer as necessidades da empresa no que diz respeito a processos de fabricação mais rápidos e maior disponibilidade das aeronaves.

Também indispensável é o fato de os materiais terem que manter as vedações pressionadas e no devido local, independentemente da compressão verificada ao longo do tempo. Esses materiais também têm que oferecer proteção contra a exposição a contaminantes agressivos, fluiídos químicos de aeronaves e temperaturas extremas de maneira a reduzir a necessidade de manutenção e os tempos de inatividade.

Comprovados por mais de 20 anos de aplicações de sucesso, As GORE™ SKYFLEX™ Aerospace Materials (em inglês) são a primeira escolha dos principais fabricantes de equipamento original (OEMs) de aeronaves civis e solucionam muitos desafios como vedação, abrasão, corrosão e preenchimento de folgas. Essas fitas e gaxetas também conseguem suportar amplos níveis de temperatura. Nossos materiais leves são frequentemente usados como alternativa a vedações moldáveis no local (FIP) pois simplificam a montagem de aeronaves com vedações que conseguem suportar múltiplos ciclos de abertura e fechamento de maneira a reduzir os custos ao longo do ciclo de vida.

Quais São as Próximas Novidades na Indústria Aeroespacial Civil?

Os consumidores já esperam dispor de acesso confiável à Internet a bordo de aviões e essa expectativa continuará crescendo. Embora já estejam disponíveis, em voos comerciais sofisticados, computadores incorporados nos encostos que oferecem uma enorme variedade de filmes, em breve potentes configurações sem fio irão transmitir conteúdo diretamente para os smartphones ou tablets dos passageiros e estão até sendo exploradas atualmente nas áreas de entretenimento mais futuristas, como sistemas 3D e de realidade virtual.

Esses sistemas e expectativas dependem de uma consistente conectividade ponto-a-ponto e e é isso que as soluções de cabeamento e blindagem da Gore proporcionam. Nossos produtos, como GORE® Shielded Twisted Pair Cables (em inglês), GORE® Ethernet Cables (em inglês) e GORE® Aerospace Fiber Optic Cables (em inglês), oferecem excelente confiabilidade em termos de transmissão de sinais através de cabos leves e fáceis de instalar, enquanto a GORE® EMI Shielding Materials proporciona proteção contra interferências aos sistemas de cabeamento coexistentes.

Adicionalmente, está emergindo uma tendência ecológica: eletrificação e aeronaves alternativas que produzem zero emissões,  alimentadas por baterias a bordo e até energia solar. Com as competências técnicas e os produtos leves da Gore, estamos empolgados e preparados para apoiar a evolução no sentido de desenvolver uma aeronave comercial elétrica.

Uma História de Soluções Aeroespaciais

A Gore tem parcerias com a indústria de aeronaves civis desde 1965, remontando à primeira aeronave comercial com motor a jato. O Douglas DC-9 foi um dos primeiros predecessores do Boeing 717 e possuía uma escada exclusiva. O cabo de fita MULTI-TET da Gore foi selecionado para o cabeamento devido à sua flexibilidade, isolamento e robustez contra o atrito.

Atualmente, os principais intervenientes globais, bem como fabricantes de aeronaves regionais, confiam nos produtos Gore para sua integridade elétrica e mecânica. A estreita colaboração com nossos clientes e com suas equipes de projeto ajuda-nos a identificar suas necessidades não atendidas e a desenvolver os produtos certos para cada aplicação.

Nossa parceria com a Airbus remonta há mais de duas décadas, quando foi usada a primeira geração da GORE™ SKYFLEX™ Aerospace Materials (em inglês) nas aeronaves Airbus A320 e A330/340. Esses mesmos materiais foram incorporados nas áreas de carga do avião de carreira de fuselagem estreita 737 da Boeing. 

O mais recente cliente da Gore é a Commercial Aircraft Corporation (Corporação de Aeronaves Comerciais - COMAC) da China, que irá usar as fitas e gaxetas da Gore em seu primeiro avião comercial para viagens de curto a médio curso, o C919.

Os passageiros continuam esperando acesso mais rápido e confiável à Internet a bordo de aviões. Sofisticados computadores incorporados nos encostos já oferecem uma enorme variedade de filmes mas, em breve, potentes configurações sem fio irão transmitir conteúdo diretamente para seus smartphones ou tablets. Atualmente estão também sendo exploradas áreas de entretenimento mais avançadas, como sistemas 3D e de realidade virtual.