Espaço

Durante milhares de anos a humanidade olhava para o céu e sonhava viajar pela imensidão do espaço. Esse desejo se mantém até hoje. Os produtos Gore oferecem soluções para missões aeroespaciais nas regiões mais rigorosas que você possa imaginar.

Exibir todas as indústrias e categorias

A sonda espacial Phoenix enviada a Marte, a Estação Espacial Internacional e centenas de aplicações em satélites e aplicações aeroespaciais: os produtos Gore oferecem soluções confiáveis, duráveis e comprovadas para as mais exigentes missões aeroespaciais desde o início da década de sessenta. Primeiro, aplicamos nosso conhecimento relativo aos materiais e à forma como interagem com ambientes distintos em 1962, durante o lançamento do primeiro satélite de TV dos EUA; os cabos da Gore ajudaram a permitir a transmissão ao vivo em televisão transatlântica. Nossos produtos também estavam presentes na primeira missão do ônibus espacial na forma de fibras incorporadas na camada externa dos trajes espaciais dos astronautas.

À medida que as viagens espaciais evoluíram, a Gore continuou inovando, garantindo o sucesso de seus produtos em ambientes onde falhar está fora de questão. Até à data de hoje, fornecemos soluções para mais de 80 programas de viagens espaciais em todo o mundo.

Acima da atmosfera protetora da Terra, os veículos espaciais estão expostos a temperaturas extremamente quentes e frias, a uma ameaça consideravelmente superior de danos provocados pela radiação e ao alto vácuo do espaço sideral. Adicionalmente, a luz ultravioleta, os raios X, as partículas com elevada carga energética e os átomos atmosféricos colocam os materiais sobre enorme estresse, tornando-os mais vulneráveis à corrosão. Outro desafio significativo é a desgaseificação dos materiais em ambientes de vácuo e a consequente condensação sobre sensíveis equipamentos eletrônicos e ópticos.

Além desses fatores, com os veículos espaciais a milhares de quilômetros da Terra e sem meios para realizar reparos, a confiabilidade é absolutamente obrigatória.

Na Gore, estabelecemos parcerias estreitas, especialmente com as duas principais organizações espaciais - a NASA (National Aeronautics and Space Administration - Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) e a AEE (Agência Espacial Europeia) - para compartilhar nossa área de especialização em prol da exploração espacial. Também constatamos uma demanda crescente de projetos espaciais em países emergentes como a Índia e a China. Independentemente de nossos parceiros aeroespaciais, estamos sempre envolvidos em todas as fases dos ciclos de vida de nossos produtos pois fazê-lo é essencial para garantir que nossos produtos contribuem para o sucesso global das missões.

Fluoropolímeros para o Espaço Sideral

A resposta da Gore às exigências mais prementes em termos de designs robustos para as mais rigorosas condições é o Politetrafluoretileno expandido (PTFEe). Não importa se são aplicados na órbita terrestre de baixa altitude (160 a 2.000 km acima da Terra), na órbita geoestacionária (35.000 km acima do equador) ou no espaço profundo, nossos produtos tiram o máximo partido desse extraordinário polímero para garantir o fornecimento seguro e confiável de energia e dados. 

Como têm que existir comunicação entre os sistemas, a transmissão de sinais e o seu processamento a bordo são cruciais para o sucesso e a segurança das missões dos veículos espaciais. As GORE® Datalines garantem que os sinais serão transmitidos de modo confiável. Seu elevado desempenho elétrico combinado com robustez mecânica faz com que sejam ideais para aplicações na órbita terrestre de baixa altitude (LEO), na órbita geoestacionária (GEO) e no espaço profundo.

A transmissão de dados bidirecional de alta velocidade é especialmente necessária para sensores de radares, câmeras de alta resolução ou Equipamento Elétrico de Suporte em Terra (EGSE) para testar satélites antes de seu lançamento. Os GORE® SpaceWire Cables deram provas de seu valor em aplicações como a Estação Espacial Internacional e o Telescópio Espacial James Webb.

Os cabos que fornecem energia são tão importantes como o sistema que a produz. Os GORE® Power Distribution and RF Cables fornecem a energia necessária para garantir o funcionamento de sistemas e subsistemas altamente sensíveis.

Como uma solução final para viagens espaciais, os GORE® Spaceflight Microwave/RF Assemblies transmitem dados coletados dos instrumentos do veículo espacial para a sonda a bordo e de volta para a Terra. Novamente, a confiabilidade total é um fator determinante pois esses conjuntos são usados em missões extraordinariamente difíceis devido às enormes distâncias da Terra em que são realizadas. Nossos conjuntos para condução de micro-ondas são implementadas no veículo espacial New Horizons da NASA, que está procurando entender onde Plutão e suas luas se enquadram com os outros corpos celestes existentes no sistema solar. Esses conjuntos também foram usados na Missão Orbitadora de Marte da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). É com orgulho que afirmamos que nossos GORE® Spaceflight Microwave/RF Assemblies contam com mais de 30 anos de serviço, com um registro de voo 100% livre de falhas.