Energia e Serviços Públicos

Os componentes Gore são desenvolvidos para respeitar os regulamentos mais rigorosos e provocar um impacto reduzido no ambiente.

Exibir todas as indústrias e categorias

O que motiva os fornecedores de energia atualmente é a eficiência, pois eles procuram cumprir os regulamentos ambientais e aumentar a produtividade e os lucros. A Gore fornece soluções de filtração, vedação, ventilação, entre outras, com o objetivo de ajudar os fornecedores de energia a reduzir suas pegadas de carbono e a alcançar suas metas empresariais.

A natureza da energia está mudando.

O gás natural está mais potente e popular que nunca: sua combustão é limpa, reduz as emissões de dióxido de carbono e apoia as redes elétricas que as pessoas consideram fontes de energia de confiança.

Entretanto, a popularidade das fontes renováveis, como as energias eólica e solar, está crescendo. Devido especialmente aos atos legislativos recentes como o Clean Power Plan (Plano de Energia Limpa) nos EUA, os fornecedores de energia estão encarando as fontes renováveis como forma de cumprirem os regulamentos ambientais. Mas as energias renováveis também têm suas vantagens comerciais: Os geradores de energia renovável são fáceis de ligar e desligar e, por isso, é possível confiar neles para fornecer energia quando é necessário. Mesmo quando o sol não brilha ou o vento não sopra, os operadores podem recorrer a reservas de energia como fontes hidroelétricas e de gás natural.

Por mais que os regulamentos ambientais estejam fazendo com que os fornecedores de energia se dediquem cada vez mais a novas fontes de energia, a motivação subjacente para suas decisões empresariais é a eficiência. Quer operem geradores de energia renovável, a gás natural ou a carvão, todos os fornecedores de energia pretender ser o produtor de energia mais eficiente do mundo. Eficiência significa economias em termos de custos e, enquanto prestadores de serviços públicos, os fornecedores regulamentados transferem suas economias em termos de custos para seus clientes na forma de tarifas reduzidas. Adicionalmente, os produtos e processos eficientes podem implicar reduções nas emissões de CO2, através da redução do consumo de combustível, por exemplo, alinhando as centrais elétricas com os regulamentos ambientais que têm que cumprir.

Industrial baghouse

A eficiência permite reduzir as emissões de CO2 e aumentar os lucros ao longo do tempo.

Os clientes dependem da eletricidade em casa, no trabalho e em espaços públicos. Por trás dessa eletricidade estão decisões importantes que os fornecedores de energia têm que tomar no sentido de fornecerem energia de maneira eficiente e confiável.

O Que a Gore Oferece

Na Gore, fornecemos produtos e estabelecemos parcerias que ajudam os fornecedores de energia a cumprir os regulamentos ambientais e alcançar suas metas empresariais.

O que oferecemos a nível de energia e serviços públicos começam com nossa robusta linha de produtos, baseada no conhecimento especializado em termos de fluoropolímeros da Gore, principalmente no que diz respeito ao PTFE expandido, um material altamente versátil com características inerentes de elevada porosidade, resistência a químicos e temperaturas extremas e elevadas resistência à tração e durabilidade. Graças a essas características e à nossa experiência na manipulação dos materiais de maneira a se adequarem a cada aplicação, nossas soluções de energia e serviços públicos - filtragem, vedação, ventilação e tecidos - permitem uma utilização eficiente, longas vidas úteis e rentabilidade ao longo do tempo.

Nós confiamos no desempenho de nossos produtos, especialmente porque apenas fornecemos as soluções mais adequadas para suas aplicações. Nossas parcerias começam com nossos engenheiros de aplicação internos, que são especializados em operações de energia e serviços públicos. Quando contatamos centrais elétricas e fornecedores para discutir potenciais soluções que possamos oferecer, não analisamos somente os componentes que nossos produtos irão substituir, analisamos todo o sistema, garantindo que prestamos aconselhamento e fornecemos produtos que ajudem nossos clientes em todo o ciclo de produção e que ajudem verdadeiramente a melhorar seus processos.

Solução - Filtração

A Gore é um importante parceiro no que diz respeito a filtração para várias indústrias desde a década de 1970. Na última década, à medida que o setor da energia e serviços públicos mudou seu foco para processos eficientes em termos energéticos, fornecemos soluções de filtração que permitem que as turbinas a gás natural funcionem de modo mais eficiente, usem menos combustível e produzam menos emissões.

Quando partículas submicrônicas, líquidos e sal entram nos motores, podem bloquear canais de resfriamento, desgastar pás e causar corrosão por gás quente e, em última análise, reduzir a produção de energia em até 5%. Os GORE® Turbine Filters (em inglês) impedem a entrada mais de 99,5% do material particulado nas turbinas a gás e funcionam durante dois a quatro anos sem o risco de interrupção para realização de reparos ou substituições.

Também trabalhamos com centrais a carvão pois essas também estão procurando cumprir os regulamentos ambientais. O GORE™ Mercury Control System (em inglês) for Coal-Fired Utilities consiste em um sistema de adsorção fixo para captação de mercúrio oxidado e elementar na fase gasosa do gás de combustão industrial - essencial dado que as centrais a carvão têm que cumprir rigorosos regulamentos relativos a emissões. Nossos módulos captam mercúrio continuamente durante anos consecutivos sem necessitar de ajustes, regeneração nem substituições.

Outro produto de filtração é usado em outras unidades de geração de energia: unidades de incineração de resíduos municipais. O GORE® REMEDIA® Catalytic Filtration System (em inglês) foi desenvolvido para ajudar as unidades de incineração a cumprir ou superar os regulamentos relativos a dioxinas, convertendo as dioxinas e furanos em componentes inofensivos, reduzindo assim as emissões. Quando comparado com sistemas CAP (carvão ativado em pó), o REMEDIA funciona com a mesma eficiência, reduzindo simultaneamente as emissões totais de dioxinas e furanos para o ambiente em mais de 90% - incluindo a liberação de gases e sólidos da câmara de filtração.

Ao longo do tempo, o material particulado filtrado e as emissões reduzidas representam um volume considerável. As soluções da Gore são desenvolvidas para um funcionamento prolongado e, a longo prazo, permitem economizar a nível financeiro e de combustível.

Solução - Vedações

Os químicos nocivos e outros contaminantes envolvidos na geração de energia têm que ser devidamente vedados. Se as soluções de vedação não forem estáveis, se um componente de processo ficar comprometido pelas temperaturas extremas presentes nas centrais elétricas, por exemplo, o vazamento de químicos pode constituir uma ameaça para o ambiente e os trabalhadores na área, resultando em atrasos na produção e perda de lucros.

Na Gore, nosso objetivo é impedir que isso aconteça aos fornecedores de energia. Nossas vedações para aplicações industriais são inertes quimicamente e apresentam um baixo nível de deformação - mantendo uma vedação forte independentemente dos materiais e ambientes a que são expostas. Nossas soluções de vedação também conseguem suportar temperaturas entre -268 e 316 °C; pelo contrário, outras vedações poderiam ficar enfraquecidas ou ter que ser substituídas após exposição prolongada a essas temperaturas extremas.

Um exemplo dessas soluções de vedação é a Fita de Vedação GORE® Série 500, uma fita feita de 100% PTFEe usada para vedar flanges de aço de grandes dimensões e/ou de dimensões não padrão. A fita pode ser aplicada rapidamente e, devido ao fato de ser altamente resistente a deformações, minimiza a necessidade de reaperto, o que resulta em tempos de inatividade reduzidos e maior produtividade ao longo do tempo.

Soluções para Toda a Indústria

As capacidades da Gore se estendem muito além das soluções de filtração e vedação e contribuímos com nosso conhecimento tecnológico especializado para o setor da energia e serviços públicos de várias maneiras. Algumas de nossas soluções adicionais incluem:

  • Membranas de proteção para sistemas a energia solar (em inglês), que impedem a entrada de contaminantes como sujeira, areia e pó nos compartimentos eletrônicos, permitindo simultaneamente a passagem de moléculas de gás e evitando o acúmulo de gás.
  • Componentes para células de combustível (em inglês) na forma de conjuntos de eletrodos de membrana, que facilitam a conversão eletroquímica de hidrogênio e oxigênio em energia usada para aquecer e fornecer energia para habitações.
  • O GORE® Chemical Splash Fabric (em inglês), que oferece proteção contra contato acidental com químicos, permitindo simultaneamente uma amplitude de movimentos normal de maneira a não prejudicar a produtividade
  • O GORE® PYRAD® Flame Retardant (em inglês), uma capa impermeável autoextinguível com antiestática que oferece proteção contra o calor e o fogo, conferindo simultaneamente flexibilidade para trabalhar.

O mundo laboral depende da energia gerada pelas centrais elétricas. Mesmo pequenos componentes de processo podem ter um impacto prolongado no modo como a energia é gerada - qual a carga financeira associada ao suporte para os fornecedores, qual acaba sendo a carga financeira para os consumidores e qual o volume de emissões nocivas liberada para o ambiente. Na Gore, estamos igualmente empenhados na responsabilidade ambiental e em desenvolver produtos eficientes e de elevado desempenho que ajudem nossos clientes a alcançar suas metas enquanto fornecem a energia de que dependemos no cotidiano.