Petróleo e Gás

Nos exigentes ambientes do setor do petróleo e gás, as soluções da Gore são desenvolvidas para durabilidade e eficiência financeira e em termos de espaço e peso.

Exibir todas as indústrias e categorias

O petróleo é parte integrante de nossa vida moderna. Faz mover automóveis, caminhões e aviões e está na base de praticamente todos os produtos quimicamente produzidos, desde xampu até camisetas e CDs. Tradicionalmente, a indústria do petróleo e gás opera em ambientes rigorosos. Uma vez que a extração de petróleo através do simples bombeamento para fora do solo tem os dias contados, estão surgindo métodos de exploração novos e pouco convencionais. Esses métodos exigem condições cada vez mais exigentes. Na qualidade de fornecedor de produtos usados para explorar, produzir, transportar e refinar petróleo e gás e equipar os trabalhadores dessa indústria, a Gore é um parceiro confiável para todas as vertentes desse setor.

O petróleo, muitas vezes referido como "ouro negro", é amplamente usado em nosso cotidiano. Está presente em nossas peças de vestuário e nos materiais de embalagem, nos fornece eletricidade e é usado para cozinhar, aquecer edifícios e fornecer água.

A indústria do petróleo e gás é conhecida por suas condições extremamente rigorosas. Os trabalhadores e componentes de processo operam sob temperaturas e pressão elevadas no fundo de poços, trabalhando com vapor, água e químicos agressivos. 

Se tratando de um recurso não renovável, já não existe petróleo fácil de extrair, o que aumenta a necessidade de desenvolver novas formas de exploração. Perfuração em águas profundas, perfuração lateral mais longa e poços de difícil acesso representam novos desafios para o setor. O mesmo acontece com o reforço da recuperação de petróleo, incluindo várias técnicas para aumentar a quantidade de petróleo bruto que pode ser extraída de um campo de petróleo através de injeção de gás, injeção térmica ou injeção de químicos. 

A segurança é fundamental no que se refere a esses novos métodos de exploração, onde os acidentes têm o potencial de provocar enormes impactos ambientais, políticos e econômicos. Igualmente importante são a confiabilidade e a durabilidade pois as falhas de produtos implicam tempos de inatividade e têm consequências cruciais em toda a cadeia de fornecimento. 

Enfrentar a demanda constante por petróleo e gás com um preço inconstante confere eficiência como fator importante adicional que um bom parceiro de produtos consegue ajudar os fabricantes a conseguir.

Novos Produtos para Novas Tecnologias

As tecnologias Gore permitem que as empresas petrolíferas e as empresa prestadoras de serviços de petróleo e gás alcancem as próximas fronteiras da indústria. A Gore é um fornecedor de produtos para a exploração, produção, transporte e refinação de petróleo e gás. Graças às características específicas do PTFEe, um polímero versátil usado em muitos de nossos produtos, nossa oferta de produtos consegue suportar temperatura extremas e ambientes corrosivos, garantindo simultaneamente elevados níveis de desempenho e uma longa vida útil. Temos o orgulho de servir todos os setores da indústria: a montante, intermédio e a jusante.

Oil platform

Plataforma petrolífera

Nossa Oferta de Fios e Cabos

Os fios e cabos são essenciais para fornecimento de energia e sinal para ferramentas usadas no fundo de poços. Os trabalhos no fundo de poços implicam exigências mecânicas extremas, como ambientes com pressão e temperatura elevadas (HPHT). Os cabos e fios puxados através de passagens artificiais podem ficar raspados ou ser cortados em uma variedade de saliências afiadas. O uso de vapor, água e químicos como óleo sintético, sulfureto de hidrogênio, ácido e metano pode comprometer os materiais de revestimento dos cabos. O tamanho dos cabos também é crucial nessas aplicações pois o espaço para os cabos é limitado pelo tamanho dos tubos e das passagens artificiais.

São muito poucos os materiais de isolamento que sobrevivem a este tipo de ambiente. Nosso material preferido para isolamento e revestimento é o PTFE processado, particularmente para aplicações em que os custos associados com falhas do sistema sejam elevados.

Depois de investirmos uma enorme quantidade de tempo no sentido de entendermos profundamente as necessidades do mercado, descobrimos que nossas capacidades são perfeitas para abordar as mais exigentes e rigorosas condições da indústria do petróleo e gás.

Projetamos nossos GORE® Hook-Up Wires (em inglês) para transferir energia ou sinais para equipamento usado no fundo de poços de extração de petróleo e gás. Satisfazendo a necessidade atual de ferramentas menores para uso no fundo de poços, esses fios apresentam um diâmetro menor e uma construção desenvolvida para suportar pressões elevadas, temperaturas extremas e vibrações. 

O tamanho pequeno, o desempenho mecânico melhorado e a durabilidade acrescida dos GORE® Hook-Up Wires cumprem as expectativas do setor e proporcionam às ferramentas uma vida útil mais longa, além de custos reduzidos ao longo do tempo.

Oil gas hookup wire

GORE® Hook-Up Wires

Antes de se dedicar ao novo segmento do reforço da recuperação de petróleo, a Gore cooperou com parceiros especializados no sentido de avaliar os requisitos da indústria e descobrir o que é necessário para melhorar nossas soluções existentes.

Os GORE® High Density Sensor Cables foram desenvolvidos para a bastante recente área da recuperação de petróleo através de injeção térmica. A injeção de vapor em um poço introduz calor que dilui o petróleo, permitindo sua extração através do mesmo poço. Uma medição confiável e precisa da temperatura é fundamental para medir com exatidão a quantidade de vapor necessária para obter o nível de fluidez do petróleo adequado.

Nossos GORE® High Density Sensor Cables analisam dados de temperatura ao longo do comprimento do poço em ambientes extremos de até 300 °C. A função dos cabos é fornecer dados precisos e de alta definição com até 60 pontos de medição.

high-sensor density cable

GORE® High Density Sensor Cable

Turbinas a Gás

Quer seja a montante, em um ponto intermédio ou a jusante, as turbinas a gás são os motores que fornecem energia, vapor e impulso mecânico ao equipamento usado no setor de petróleo e gás. Para funcionarem de maneira eficaz e eficiente, elas precisam estar isentas se sal, pó e outros contaminantes.

Os GORE® Turbine Filters (em inglês) são usados como filtros de entradas de ar. Impedem a entrada de 99,5% dos contaminantes e removem pós finos, cristais de sal e até sais dissolvidos, reduzindo assim bastante o risco de perda de energia e de paradas não programadas para lavar os compressores desligados. Muitas turbinas que usam os filtros Gore estão funcionando há dezenas ou centenas de horas sem a necessidade de serem lavadas, o que resulta em enormes economias de tempo e dinheiro.

Turbine Filters

GORE® Turbine Filters

Proteção Adequada em Ambientes Rigorosos

As peças de vestuário GORE® FR Apparel (em inglês) oferecem proteção aos trabalhadores em ambientes críticos em termos de segurança como os existentes na indústria do petróleo e gás. Os trabalhadores da indústria do petróleo e gás têm que realizar com êxito uma série de tarefas físicas e estar simultaneamente preparados para eventos catastróficos com calor e chamas, como a ocorrência de incêndios repentinos. Eles também têm que lidar com condições climáticas rigorosas e em constante mudança, desde calor extremo até chuvas intensas, vento e neve nos meses fios.

O vestuário exterior para mau tempo GORE® FR Apparel com a GORE-TEX® PYRAD® Fabric Technology (em inglês) oferece uma combinação perfeita de proteção, conforto e durabilidade para aplicações industriais do setor de petróleo e gás. Essas peças de vestuário oferecem proteção contra calor e chamas, são resistentes à penetração de petróleo e de lamas à base de petróleo, duráveis, à prova d'água e à prova de vento. O tecido GORE-TEX® PYRAD® é ignífugo, leve e respirável, permitindo que os trabalhadores permaneçam protegidos e confortáveis com mobilidade acrescida em uma série de condições ambientais.