Teste e Medição

Desde smartphones até sistemas mais complicados a bordo de veículos espaciais, a eletrônica deve ser minuciosamente testada e medida para garantir que funciona corretamente. Os conjuntos de cabos para condução de micro-ondas/RF da Gore fornecem medições rigorosas para aplicações de CC a 110 GHz, bem como vidas úteis longas, para ajudar os fabricantes a reduzir custos ao longo do tempo.

Exibir todas as indústrias e categorias

Antes de os produtos serem colocados no mercado, eles têm que ser minuciosamente testados para garantir que funcionam corretamente. Os cabos de teste e medição são essenciais para o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de produtos eletrônicos para vários mercados, incluindo os das telecomunicações, automotivo, eletrônica de consumo e aeroespacial.

Mas um único e simples teste não é suficiente e é nessa fase que os próprios cabos são colocados à prova.

  • Os cabos de teste e medição têm que realizar tarefas de teste de modo consistente ao longo do tempo.
  • Têm que fornecer medições rigorosas e repetíveis, sem desvios em relação aos dados de teste, para garantir que a eletrônica funciona como prometido.
  • Os cabos têm que ser suficientemente duráveis para suportar exposição às condições ambientais, movimento e flexão constantes, sempre mantendo um desempenho elétrico confiável.
  • E têm que fazê-lo rapidamente para garantir uma colocação rápida no mercado com custos operacionais relativos a testes reduzidos.

Nem todos os cabos estão preparados para enfrentar esses testes exigentes e repetidos. Um recente estudo realizado pela Gore revelou que, a nível global, 36% dos cabos para condução de micro-ondas têm que ser substituídos todos os anos e 20% com maior frequência. O estudo concluiu que o motivo mais comum para a substituição de cabos são danos durante a o uso ou a instalação, mas também a fraca qualidade de construção dos cabos e danos devido a exposição a ambientes rigorosos.

Mars rover

Os cabos de teste têm que fornecer medições rigorosas para que a eletrônica funcionará em ambientes exigentes, como os verificados no espaço.

Essas substituições e reparos são dispendiosos e podem atrasar a produção. Para muitos fabricantes, especialmente fabricantes de dispositivos eletrônicos móveis necessitando de lançar um smartphone de nova geração, esses atrasos não são aceitáveis e, por vezes, nem sequer são possíveis.

Atualmente, a eletrônica domina a cultura de consumo e, com a Internet das Coisas nos trazendo geladeiras inteligentes, automóveis autônomos e outros itens de uso cotidiano sem fio, a eletrônica será ainda mais influente em inúmeros mercados. Os cabos usados para testá-los têm que garantir seus resultados. Considerando a tendência de frequências mais altas, maior largura de banda e capacidades 5G espreitando no horizonte, podemos esperar que os sistemas de teste se tornem ainda mais complexos e que os respectivos conjuntos de cabos de teste impliquem expectativas ainda maiores.

O Elevado Desempenho é Fundamental na Gore

A Gore oferece aos fabricantes de vários mercados uma linha de conjuntos para condução de micro-ondas/RF que ajudam na caracterização, verificação e trabalho de teste final dos produtos. Oferecemos conjuntos multiúsos padrão e personalizados e conjuntos mais robustos para aplicações de CC a 110 GHz.

O que diferencia nossos conjuntos é sua construção e seu elevado desempenho elétrico. Nossos cabos incluem PTFE expandido, um fluoropolímero versátil com constante dielétrica baixa, elevada resistência à tração, resistência a químicos e temperaturas extremas, e muitas outras características benéficas.

Além de oferecer medições consistentes e precisas, nossos cabos:

  • suportam uma utilização repetida e mudanças de temperatura e ambiente
  • blindam eficazmente, mesmo em áreas com muitos sistemas elétricos funcionando em simultâneo
  • proporcionam estabilidade e perda de inserção reduzida ao longo do tempo
  • possuem uma resistência a esmagamento de 113 kg por cada 2,5 cm lineares
  • fornecem medições consistentes e precisas

Esses benefícios resultam em vidas úteis bastante mais longas. Um estudo recente realizado pela Gore demonstrou que nossos cabos, quando usados quatro vezes por dia, têm capacidade para mais de 100.000 utilizações no total - ou cerca de sete anos de vida útil. Os cabos da concorrência apenas permitiram 300 e 100 utilizações no total, respectivamente, proporcionando um máximo de dois meses e meio de vida útil. Quando usados 25 vezes por dia, nossos conjuntos apresentam uma duração superior a 13 meses, enquanto os cabos da concorrência têm que ser substituídos após 12 e quatro dias, respectivamente.

Cabos de elevado desempenho são o padrão da Gore. O nosso primeiríssimo produto, lançado em 1958, foi o MULTI-TET™ Insulated Wire and Cable. Em 1976, lançamos nossos primeiros conjuntos de cabos para condução de micro-ondas/RF. Nossos conjuntos são famosos mundialmente por seu desempenho confiável e durável e há muito que estabelecemos parcerias com programas de viagens espaciais com uma taxa de sucesso de 100% ao longo de muitas décadas e centenas de implementações. 

Atualmente, temos parcerias com fabricantes de vários mercados para desenvolver cabos compatíveis com a maior largura de banda necessária e temos mais cabeamentos em desenvolvimento.

Nossas Soluções

Nossos mais recentes conjuntos apresentam uma construção durável de maneira a oferecerem um desempenho elétrico estável - reduzindo, em última análise, os custos totais de operação através da redução das substituições de cabos, da realização de novos testes e das recalibrações.

Nossa linha de produtos começa com os GORE® Microwave/RF Assemblies for General Purpose Test Applications (em inglês). Esses cabos finos, leves e flexíveis são ideais para aplicações de teste que exijam um desempenho elétrico confiável, não necessitando, no entanto, de proteção mecânica adicional, como sistemas convencionais placa-a-placa e até alguns sistemas de bancos de ensaio. Os cabos possuem isolamento em PTFEe e uma constante dielétrica de 1,4, o que resulta em baixa perda relativa, baixa carga capacitiva, elevadas frequência de corte e elevada velocidade de propagação a 85% da velocidade da luz.

Graças à construção durável dos cabos, eles são flexíveis durante a instalação, o que simplifica e acelera o processo. Após a instalação, oferecem um desempenho elétrico durável para proporcionar uma longa vida útil.

Nosso produto seguinte é comumente denominado "cabo roxo". Os GORE® PHASEFLEX® Microwave/RF Test Assemblies (em inglês) são internacionalmente reconhecidos por proporcionarem medições consistentes e repetíveis com um desempenho elétrico estável até 110 GHz. Esses cabos são ideais para aplicações de ampla largura de banda, como testes em bancos de ensaio, aplicações de teste de satélites e câmaras de vácuo térmico.

Phasephlex

Os GORE® PHASEFLEX® Microwave/RF Test Assemblies são conhecidos em todo o mundo como os "cabos roxos".

Além de seu desempenho elétrico confiável, o que destaca esses "cabos roxos" é sua construção robusta; os cabos são construídos para suportar esmagamentos, manuseio descuidado e conexões e desconexões frequentes. Graças a essa durabilidade mecânica, nossos GORE PHASEFLEX Microwave/RF Test Assemblies suportam temperaturas extremas, tornando-os a solução ideal para, por exemplo, testar sistemas elétricos em laboratórios que reproduzem as condições extremas do espaço sideral.

Adicionalmente, oferecemos os GORE® VNA Microwave/RF Test Assemblies (em inglês) para uso com analisadores de redes de vetor; os cabos são comumente usados para testar aplicações como torres de celulares, dispositivos eletrônicos móveis populares e consoles de videojogos. Nossos Cabos VNA oferecem medição extremamente precisas com desempenho elétrico estável até 70 GHz - importante considerando os rápidos tempos de rotatividade necessários na indústria da eletrônica de consumo. Adicionalmente, graças à construção flexível e à capacidade de suportar forças de esmagamento superiores a 363 kg por cada 2,5 cm lineares, os cabos apresentam uma excecional vida útil.

Após o desenvolvimento e produção de um produto ou sistema eletrônico, os testes e medições dos resultados finais não deverá implicar complicações. Nós produzimos e testamos nossos cabos de medição para ajudar os fabricantes enquanto eles se preparam para lançar seus produtos, montar um sistema ou lançar uma aeronave - ajudando-os a garantir um bom desempenho através do fornecimento de cabos que funcionam tal como esperado.