Semicondutores e Microeletrônica

As tecnologias Gore oferecem melhorias para todas as fases dos sensíveis processos de fabricação.

Exibir todas as indústrias e categorias

À medida que as geometrias dos semicondutores ficam menores, a necessidade de pureza nos processos aumenta. A Gore fornece gaxetas, filtros e cabos para manter esses processos puros, bem como novos desenvolvimentos em litografia UVE (radiação ultravioleta extrema) para ajudar os fabricantes nem sua preparação para o futuro.

Visão geral

Quão "micro" pode um microchip ser? Ao longo das décadas, à medida que os microchips de smartphones, laptops, telas LED e outros aparelhos eletrônicos ficaram menores, os fabricantes da indústria tecnológica foram além dos limites da diminuição do tamanho de semicondutores. As larguras das linhas de semicondutores foram reduzidas da faixa de micrômetros para a de nanômetros, sempre continuando a oferecer uma enorme capacidade de processamento e memória. Um nanômetro é um bilionésimo de um metro - tão pequeno que seriam necessários 100.000 nanômetros alinhados lado a lado para igualar o diâmetro de um cabelo humano. 

Esse é o fundamento da Lei de Moore, que diz que o número de transístores contidos em um circuito bastante compacto duplicaria a cada dois anos. Gordon E. Moore fez essa ousada afirmação em 1965 e, durante bastante tempo, ela se manteve verdadeira.

Mas será que a Lei de Moore se manterá aplicável? Dois problemas poderão estar atrasando sua aplicabilidade: o elevado custo de produção de semicondutores cada vez menores mas cada vez mais potentes e a necessidade de pureza durante sua fabricação e processamento. Esses semicondutores microscópicos podem ser contaminados por partículas extremamente pequenas que podem causar defeitos na água; esses defeitos podem reduzir a produtividade e implicar tempos de manutenção dispendiosos. 

Resumindo: À medida que as larguras das linhas de semicondutores diminuem, os custos de produção e o desafio da pureza aumentam.

A Gore dispõe de parcerias de longa data com empresas dedicadas à tecnologia que lidam esses desafios. Fornecemos filtros para taxas de fluxo elevadas, materiais para microfiltração, cabos e várias soluções de blindagem para manter os processos ininterruptos e seguros. Nossos materiais à base de PTFE são inertes quimicamente e duráveis, oferecendo a pureza inquestionável que os fabricantes de semicondutores exigem.

A indústria depende de fluoropolímeros como o PTFE para garantir higiene e compatibilidade química. À medida que os semicondutores ficam ainda menores, os fabricantes precisarão de ajuda para inovar com recurso a membranas de PTFE no sentido de tornarem seus microchips mais inteligentes, mais rápidos e menores - a Gore descobriu maneiras de fazê-lo.

Olhando para o Futuro - Cabos para Litografia UVE

A próxima tendência no que diz respeito a semicondutores é a litografia com radiação ultravioleta extrema (UVE), um processo de entalhar mais circuitos elétricos em wafers de semicondutores. Nos sistemas de litografia, a luz transfere imagens para o silício, de mesma maneira que uma câmera usa a luz para transferir imagens para o filme. A litografia UVE é considerada o futuro dos chips de computador - produz um comprimento de onda menor que permite a compactação de mais circuitos elétricos em um chip.

Embora a indústria de semicondutores continue necessitando de solucionar alguns problemas impostos por esse novo método, a Gore está encarando essa visão a longo prazo. Em 2009, um fabricante de sistemas ópticos selecionou a Gore como parceiro a longo prazo para o fornecimento dos conjuntos de cabos corretos para o ambiente ultralimpo, de ultra-alto vácuo e baixa pressão em que os sistemas de litografia UVE têm que operar.
 
Devido ao fato de termos investido precocemente no desenvolvimento de conectores de cabos para o novo processo de UVE, estamos preparados para prestar assistência aos fabricantes à medida que vão adotando esse método. Os Cabos GORE® reduzem a formação de partículas e melhoram o desempenho e a produtividade do sistema; estão disponíveis versões antidescamação e inertes quimicamente especialmente desenvolvidas para uso em salas limpas. Nossa nova linha de conjuntos de cabos para litografia UVE se caracteriza por baixa taxa de desgaseificação, o que impede a emissão de gases que poderia se condensar e contaminar chips de computador em ambientes de ultra-alto vácuo. Esse atributo de nossos cabos faz com que a Gore seja uma das poucas empresas no mercado com a capacidade de limpar e testar nossos produtos para litografia UVE. 

Até para fabricantes que ainda não estejam prontos para se dedicarem à litografia UVE, a Gore fornece vários cabos que proporcionam desempenho elevado e pureza, incluindo cabos para condução de micro-ondas/RF altamente flexíveis e de alta condutividade para equipamento de processamento, teste e medição e integração.

Um Portfólio Baseado na Pureza

Devido ao tamanho microscópico dos semicondutores, até a menor das contaminações pode prejudicar seu funcionamento. 

Os materiais da Gore mantêm a pureza no processamento de semicondutores. Com sua base de PTFE, nossos materiais são inertes quimicamente, funcionam em faixas de temperaturas extremas e permitem um uso durável. Habitualmente menores e mais leves do que os materiais da concorrência, nosso materiais são conhecidos por aumentar a produtividade de processos e reduzir tempos de inatividade - e potencialmente os custos associados.

Além de nossos cabos e conjuntos de cabos, fornecemos:

  • filtros de líquidos de elevado fluxo e elevada retenção para locais de utilização com água ultrapura e processos e químicos de elevada pureza. Esses filtros melhoram a integridade dos líquidos purificados desde o local de fabricação até o local de utilização ou distribuição e têm a capacidade de constituir sistemas de reserva implementáveis sem sacrificar a eficiência do processo.
  • filtros de partículas para unidades de disco, que protegem ativamente celulares, sistemas de posicionamento global (GPS), laptops, entre outros, contra partículas, vapores e químicos.
  • materiais para microfiltração, disponíveis na forma de membrana e de laminado, que podem ser integrados em vários tipos de compartimentos de filtros. Esses materiais comprovam o que os testes demonstram ser os filtros com melhor desempenho disponíveis atualmente no setor da microeletrônica.
  • soluções de blindagem, como chapas de vedação, juntas universais, fita de vedação e o GORE® Joint Sealant. Todas essas soluções são feitas de 100% PTFEe para o máximo de resistência em termos de deformação e relaxamento a frio para que permaneçam do devido local para conter o processo.

A Gore é parceira fundamental de líderes globais no que se refere a inovação tecnológica há mais de 30 anos, fornecendo a marca de pureza Gore para processos que o exigem. À medida que a indústria se adapta às mudanças verificadas nas tendências tecnológicas - smartphones e dispositivos de vestir cada vez menores exigindo os menores dos semicondutores - nós também iremos inovar fornecendo produtos e suporte essencial às empresas de tecnologia que procurem reduzir o tamanho de seus produtos e aumentar simultaneamente seus lucros.