Proteção Ambiental

A Gore está empenhada no desenvolvimento de inovações responsáveis, com produtos e suporte que ajudam nossos clientes a cumprir ou superar as normas da EPA (Environmental Protection Agency - Agência de Proteção Ambiental dos EUA).

Exibir todas as indústrias e categorias

O respeito pelo meio ambiente é um resultado natural do legado de inovação responsável da Gore. Através de soluções para vedação, filtragem, tecnologia de células de combustível, entre outras, ajudamos uma série de indústrias e fabricantes a reduzir suas emissões e a melhorar suas operações ecológicas.

Desde químicos até energia e serviços públicos, ajudamos as indústrias a cumprir ou superar as normas da EPA. Por exemplo, criamos os GORE® Mercury Control Systems para cumprir os regulamentos da EPA; esses módulos empilháveis e duráveis removem mercúrio elementar e oxidado de fluxos de gás de combustão e reduzem as concentrações de SO2.

Mas quando a saúde de nosso planeta exige a adesão de todas as indústrias, um produto útil não é o suficiente. Considerando nossos produtos e as indústrias que atuamos, oferecemos soluções ambientalmente responsáveis, no que diz respeito à sua utilização e que ajudam nossos clientes a alcançar suas metas, tanto ambientais como empresariais.

Essa é uma era para ter consciência ambiental e isso se sente em todo o globo. Preocupações com à qualidade do ar e às alterações climáticas estão obrigando fabricantes e consumidores a repensar a forma como interagem com nosso planeta: o que retiramos dele e o que emitimos.

Para muitos fabricantes, a motivação para serem ambientalmente responsáveis é uma questão de adoção de práticas éticas mas também permite que respeitem as rigorosas normas ambientais frequentemente exigidas a nível local e nacional.     Os fabricantes podem se encontrar em uma posição difícil: sua necessidade de responsabilidade ambiental tem que ser analisada levando em consideração suas necessidades empresariais. Como podem os fabricantes simultaneamente cumprir os regulamentos - mantendo o interesse do público - e aumentar os lucros?

Na Gore, temos respostas para esse dilema: um vasto leque de produtos desenvolvidos para reduzir as emissões, trabalhando de maneira eficiente e melhorando a produtividade e o rendimento.

Defensores do Ambiente

O respeito da Gore pelo ambiente é um resultado natural de nosso legado de inovação responsável. Ao longo de nossa história, aplicamos os princípios do rigor científico para criar produtos que melhoram a qualidade de vida, incluindo produtos que ajudam a resolver desafios ambientais complexos. Nos esforçamos para ser bons defensores dos recursos eólicos, hídricos e energéticos, bem como bons administradores no que diz respeito à maneira como gerenciamos nossos resíduos. É a nossa responsabilidade como empresa e indivíduo.

Pelos esforços demonstrados em nossas linhas de filtragem, vedações, entre outras, a Gore recebeu o prêmio "Pollution Abatement Technology" (Tecnologias de combate à poluição) do Reino Unido em reconhecimento de suas inovações tecnológicas para reduzir ou evitar a poluição. Pouco tempo depois, em 1991, fomos aceitos como membro do Industrial Gas Cleaning Institute (Instituto de Depuração de Gás Industrial - IGCI), um grupo composto pelos principais fabricantes de equipamento de combate à poluição do ar. Atualmente, essa organização tem o nome de Institute of Clean Air Companies (Instituto de empresas dedicadas à proteção da qualidade do ar - ICAC) e nós continuamos sendo um membro efetivo.

Nossos esforços ambientais se estendem até a indústria têxtil. A Gore foi um membro fundador da Sustainable Apparel Coalition (Coligação para Vestuário Sustentável - SAC), uma organização cuja visão é ajudar a criar uma indústria de vestuário e calçado "que não produza impactos ambientais negativos desnecessários e que influencie positivamente as pessoas e comunidades relacionadas com suas atividades". Adicionalmente, em 1992, nos tornamos um dos primeiros fabricantes de tecidos a reduzir proativamente nossa pegada ambiental através da aplicação de uma Avaliação do Ciclo de Vida aos nossos produtos e processos. Até hoje, os GORE® Fabrics divulgam uma Atualização da Responsabilidade anual resumindo nossos esforços no sentido de permanecermos defensores do ambiente.

Solução - Vedações Industriais

Os ambientes industriais de fabricação e processamento envolvem químicos nocivos que exigem controle absoluto, tanto no que diz respeito aos trabalhadores como ao meio ambiente -  especialmente levando em consideração os regulamentos relativos a emissões que os fabricantes têm de cumprir. Para manter os químicos sob controle, os sistemas de vasos, bombas, válvulas e tubulações exigem vedações infalíveis - e essas exigem soluções de vedação confiáveis, como as fornecidas pela Gore.

Industrial Baghouse

As soluções de vedação da Gore garantem que os fabricantes cumpram os rigorosos requisitos regulamentares.

Nossa membrada de PTFE expandido (PTFEe) patenteada é  inerte quimicamente, o que permite que nossos produtos à base de PTFEe apresentem resistência a qualquer químico a que sejam expostos. Em 1971 tivemos a oportunidade de incorporar PTFEe em soluções de vedação de maneira a manter uma vedação forte em ambientes químicos; nesse ano, lançamos a GORE-TEX® Plumber’s Tape, o GORE-TEX® Joint Sealant e o GORE-TEX® Valve Stem Packing. Nas décadas seguintes lançamos muitas outras soluções de vedação, incluindo a GORE® GFO® Fiber, um substituto do amianto, e a GORE® Universal Pipe Gasket, que venceu o prêmio Plunkett da DuPont para inovação com fluoropolímeros em 2004.

Atualmente continuamos oferecendo soluções de vedação para uma série de indústrias, incluindo as indústrias tecnológicas e de telecomunicações, farmacêutico e química, para impedir a liberação de materiais nocivos para o ar que respiramos, permitindo simultaneamente que os processos sejam executados de maneira mais limpa, mais segura e mais eficiente.

Solução - Filtragem

O controle da contaminação é obrigatório em inúmeras indústrias: farmacêutica, telecomunicações, petróleo e gás, entre muitas outras. Os GORE® Filtration Products ajudam os fabricantes a cumprir os requisitos regulamentares e a controlar seus processos através da captação de 99,9% das emissões de partículas de fluxos de ar industriais.

Em 1973 lançamos nosso primeiro produto para filtragem, uma manga filtrante, representando nosso conceito pioneiro de "filtragem de superfície". Ao invés de reter as partículas dentro do material de filtragem, o que pode resultar em um acúmulo de partículas e consequente impedimento da passagem dos materiais, nosso material de filtragem para e transforma as partículas em lama na superfície de nossa membrana de PTFEe patenteada. Em 1979, a revista Asbestos reconheceu os GORE-TEX® Filter Bags como o padrão de excelência para material de filtragem no setor. Alguns anos mais tarde, em 1985, desenvolvemos as primeiras mangas filtrantes funcionais usadas em sistemas de derivação de substâncias alcalinas em fábricas de cimento.

Em 1982 desenvolvemos nossos primeiros produtos para filtragem de líquidos, fazendo pelas águas subterrâneas e por outras fontes de líquidos o que nossos produtos de filtragem a seco fazem pelo ar. Esses desenvolvimentos permitiram que a tecnologia da Gore reduzisse as emissões em fábricas de corantes e pigmentos, em fábricas de líquidos perigosos e em centros de processamento farmacêutico.

Atualmente oferecemos vários produtos de filtragem que ajudam a proteger o ambiente, captando partículas nocivas e contribuindo para um ar limpo. Os GORE® Low Emission Filter Bags proporcionam estrita conformidade ambiental e captação melhorada de produtos. Os GORE® Turbine Filters, vencedores do prêmio Plunkett da DuPont, removem partículas prejudiciais da entrada de ar dos motores de turbinas a gás, reduzindo assim o consumo de combustível dos motores devido ao funcionamento mais eficiente e mais confiável. O GORE® REMEDIA® Catalytic Filtration System é usado em operações industriais a temperaturas elevadas para destruir dioxinas e furanos nocivos. E nossos GORE® Mercury Control Systems, disponíveis para uso em caldeiras a carvão ou em aplicações de cimento, foram desenvolvidos especificamente para ajudar os fabricantes a cumprir os requisitos regulamentares através da captação de mercúrio elementar e oxidado na fase gasosa.

Embora sejam aplicáveis a muitas indústrias, nossos materiais de filtragem têm uma finalidade comum: criar ambientes controlados, permitindo que os processos continuem respeitando o meio ambiente.

Solução - Tecnologia para Células de Combustível

Fuel cell car

A Gore trabalha com veículos movidos a células de combustível há mais de 20 anos.

Os automóveis elétricos são cada vez mais populares como substitutos para os automóveis a gasolina e diesel. A Gore contribui, desde a década de 1990, respeitando o meio ambiente, na alimentação dos automóveis.

Nós apoiamos a fabricação de veículos movidos a células de combustível (FCV) com conjuntos de eletrodos de membrana (MEA) e membranas. Nossas soluções de MEA facilitam a conversão eletroquímica de hidrogênio e oxigênio em energia dentro da pilha de combustível, alimentando o veículo sem recurso a combustível.

Atualmente, praticamente todos os principais criadores de sistemas de células de combustível do mundo confiam nos MEA da Gore para aplicações estacionárias, portáteis e de transporte. Recentemente desempenhamos um papel crucial na produção do primeiro veículo movido a células de combustível de hidrogênio produzido em série em todo o mundo; cada célula de combustível da pilha de combustível deste veículo contém uma membrana GORE-SELECT®.

Mais Esforços Ecológicos

À medida que as preocupações ambientais aumentam, cada vez mais indústrias estão procurando formas de incorporar práticas e produtos ecológicos. Além de nossas tecnologias de vedação, filtragem e células de combustível, também oferecemos:

  • O GORE® Cover System, um produto microbiológico de descontaminação do solo para compostagem de resíduos orgânicos. A cobertura ajuda as comunidades a gerenciar os resíduos de maneira mais eficiente e econômica acelerando o processo de compostagem e também minimiza os odores e impede a liberação de bactérias para o ar.
  • GORE® Protective Vents para sistemas de Energia Solar. Nós apoiamos as fontes de energia renovável e nossas membranas preservam componentes eletrônicos sensíveis (como concentradores fotovoltaicos (CFV), caixas de ligação e inversores) impedindo a exposição a elementos ambientais prejudiciais e equalizando constantemente a pressão.
  • Os GORE® Packaging Vents, que impedem que recipientes de químicos industriais, domésticos ou agrícolas vazem ou explodam, provocando danos significativos aos usuários finais e ao ambiente.

Desde a fundação da Gore, em 1958, que nos sentimos obrigados a compartilhar nossa experiência tecnológica com as indústrias de todo o mundo. Sentimos igualmente a necessidade de fazê-lo com respeito e responsabilidade pelo nosso ambiente. À medida que os fabricantes e indústrias repensam e alteram suas práticas para o melhor de nosso planeta, na Gore ampliamos nossas parcerias, inovamos e defendemos o meio ambiente.