Aplicações do PTFEe: Fibras de Fluoropolímero


Desde a descoberta do PTFEe, em 1969, a Gore tem vindo a testemunhar os benefícios da introdução desse material versátil e ultraforte em uma impressionante variedade de aplicações. Com nossas fibras de fluoropolímero, costuramos, tricotamos e trançamos o PTFEe em qualquer aplicação - estendendo as inúmeras propriedades do material até cabos, mangas filtrantes, tecidos externos e outros itens que exijam elevado desempenho em condições exigentes.

Essas condições exigem as fibras Gore para apresentarem sempre um bom desempenho. A GORE® Fiber é incorporada em cabos de elevado desempenho usados em elevadores, gruas, operações de mineração e até na instalação de equipamento submarino - todas aplicações em que vidas dependem de nossos produtos. Produzimos linha de costura e fio de tecelagem para aplicações de filtração, nas quais nossas fibras têm a tarefa de conter químicos e gases agressivos que, caso contrário, seriam emitidos para o ambiente.

Nossas fibras também tornam os produtos de consumo mais duráveis e usáveis. Nossas fibras resistentes ao tempo ajudam os tecidos de exterior - desde chapéus de chuva até velas - a resistir aos elementos. Durante muitos anos, a Gore produziu o fio dental Glide® e continuamos fornecendo fibras de PTFEe para sua produção; o PTFEe impede rasgos e confere ao fio dental a sensação de deslizamento (gliding em inglês) condizente com seu próprio nome.

Embora suas aplicações sejam completamente diferentes, as várias fibras Gore são idênticas em termos de robustez, encolhimento extremamente reduzido, capacidade de suportar temperaturas extremas e resistência a químicos corrosivos. Nossas fibras também são altamente resistentes a rasgos e abrasão; atuando como barreira seca e durável entre materiais, as fibras reduzem o atrito e as temperaturas elevadas habitualmente causadas pelo atrito e, em última análise, resultam em vidas úteis mais longas. Na verdade, a duração de nossas fibras ultrapassa a dos tecidos de quais são incorporadas.

Se nossos fluoropolímeros parecem ser impenetráveis, isso se deve a seu ingrediente principal, o PTFEe, e à capacidade da Gore de modificar suas características para satisfazer as exigências específicas de variadas aplicações. Por exemplo, otimizamos a inércia química do PTFEe para aplicações de filtragem, a resistência à radiação UV para tecidos externos e a resistência térmica para cabos e outras aplicações em que o atrito seja um problema. Além dessas propriedades essenciais, o PTFEe oferece inflamabilidade reduzida, hidrofobicidade (ou resistência à água), resistência para flexão e curvaturas constantes e extraordinária resistência à tração - que Bob Gore detectou imediatamente quando descobriu o PTFEe.

As fibras de fluoropolímero da Gore apresentam nossa tecnologia de PTFEe em sua forma mais pura e não adulterada - a diferença está nas alterações específicas que fazemos ao PTFEe em função da aplicação. Ao longo do tempo, essa tecnologia tem permitido que as indústrias e consumidores pratiquem escalada, façam experiências, pratiquem vela e até voos à vela. Isso é a prova de que nos dedicamos a melhorar a vida das pessoas.