Aplicações do PTFEe: Filtração e Separação


A maioria das indústrias exigem qualidade, pureza e controle da contaminação, sejam esses fatores exigidos por regulamentos ou pelos clientes. Os filtros e membranas da Gore agregam valor a uma ampla variedade de aplicações, desde automóveis e celulares até químicos industriais e a fabricação de soluções farmacêuticas.

Pense no que aconteceria caso os nossos filtros e membranas não existissem. Sem maneira de liberar os gases acumulados, as embalagens de químicos industriais poderiam inchar ou até romper, expondo o ambiente e os consumidores a materiais perigosos. Os faróis de automóveis ficariam embaçados, criando luzes de aspecto desagradável. Água, sujeira e outras partículas poderiam entrar em motores de turbinas, fazendo com que funcionassem mais lentamente e aumentando seu consumo de combustível. O mercúrio elementar e oxidado não poderia ser removido de fluxos de gás de combustão, apenas para mencionar uma das muitas partículas nocivas absorvidas pelos filtros Gore em ambientes industriais de elevado volume. Na verdade, muitos de nossos materiais de filtração são usados para manter os usuários e o ambiente, livres de contaminação.

Cada filtro e membrana é desenvolvido para uma aplicação específica, quer envolva fluxos elevados ou reduzidos, com ou sem sistema de limpeza. A ventilação é um processo passivo, enquanto outros filtros podem ser eletronicamente alimentados. O que une cada processo de separação é o PTFEe e seus atributos de elevado desempenho desenvolvidos pela Gore:

  • Na descoberta de medicamentos, a fase de purificação por cromatografia é frequentemente a fase mais demorada, levando a atrasos na produção. Os GORE™ Protein Capture Devices (dispositivos de captação de proteínas) com Proteína A utilizam uma nova membrana de composto de ePTFE para permitir uma purificação de anticorpos mais rápida.
  • NOs GORE® Fermentation Air Filters (filtros de ar para fermentação) usam uma membrana de ePTFE que permite um elevado fluxo de ar com menor queda de pressão para permitir um melhor rendimento dos lotes, tempos de processamento menores e custos de energia reduzidos em bioprocessamento industrial.
  • Entretanto, os filtros de manga GORE® REMEDIA® Catalytic Filtration têm que conseguir filtrar partículas e destruir moléculas de dioxinas nocivas. Nosso PTFEe desenvolvido sob medida é combinado com catalisadores para formar um filtro catalíticos coerente que destrói dioxinas gasosas, enquanto a estrutura microporosa do PTFEe filtra pó e partículas finas, reduzindo ainda as emissões totais de toxinas para a atmosfera.
  • Todos os nossos filtros e membranas proporcionam uma vida útil superior pois o PTFEe é altamente durável.

É impossível resumir o desempenho das soluções de ventilação, filtração e separação da Gore em um ou dois exemplos; as indústrias que servimos e os requisitos que apresentam variam de maneira extremamente abrangente. Mas em todos os casos, a Gore usa PTFEe para ajudar a remover os elementos nocivos e reter os bons, frequentemente para um bem maior.