Aplicações do PTFEe: Tecidos


A Gore melhora vidas com materiais avançados. No caso de nossa tecnologia aliada a tecidos, não só melhoramos vidas - as vezes até as salvamos.

Os GORE® Fabrics são usados por todo o mundo - desde ciclistas amadores até aventureiros percorrendo os climas mais extremos de nosso planeta. Nosso tecidos têm a confiança de amantes do ar livre, bombeiros, policiais e militares, protegendo até unidades de intervenção primária de exposição a químicos. Desde luvas e calçado até jaquetas retardadoras de chama, nossos tecidos oferecem uma combinação superior de conforto, durabilidade e - o mais importante - proteção.

Nossa membrana de PTFEe patenteada, aliada à nossa experiência em trabalhá-la, torna isso possível. O PTFEe é inerentemente à prova d'água, à prova de vento e inerte quimicamente. Para cada aplicação, consideramos os requisitos físicos do tecidos e ajustamos a membrana de PTFEe para maximizar suas propriedades inerentes de maneira a satisfazer esses requisitos.

Por exemplo, os PRODUTOS GORE-TEX ACTIVE oferecem repelência superior à água para ciclistas e outros atletas que pretendam reduzir o acúmulo de umidade, seja proveniente da transpiração ou da chuva. Para essa aplicação, desenvolvemos a membrana de PTFEe para o máximo de respirabilidade, permitindo que a transpiração vaporize, enquanto repele o vento e chuva. Tudo isso é possível graças a um tecido extremamente leve que permite movimentos atléticos sustentáveis.

Em situações onde existam químicos, os tecidos oferecem proteção contra calor e toxinas. Além de ser inerte quimicamente e minimamente inflamável, o PTFEe é desenvolvido para situações para repelir partículas contaminadas. Tal como os produtos Active, os tecidos como o GORE® CHEMPAK® aplicam a respirabilidade inerente do PTFEe para reduzir o acúmulo de calor e transpiração, permitindo que os usuários se concentrem em suas tarefas e não no desconforto físico.

Também desenvolvemos tecidos antiestáticos para ambientes altamente inflamáveis, como aeródromos e instalações petroquímicas. Com a tecnologia antiestática da Gore, os trabalhadores podem trabalhar com a certeza de que as faíscas elétricas resultantes de descargas de eletricidade não penetrarão a camada protetora da membrana vedada de seus uniformes.

Para cada aplicação, seja relacionada com atividades externas, operações militares ou mesmo exploração espacial, colocamos determinadas questões:

  • Em qual clima será usado esse tecido?
  • Quais ações físicas serão desempenhadas pelos usuários?
  • Os usuários serão expostos a fogo, vento, químicos ou frio extremo?
  • Quais são as características exigidas aos tecidos para a sobrevivência dos usuários?

Colocando essas questões, procurando soluções baseadas na ciência dos materiais e, posteriormente, realizando várias fases de teste em cenários reais e em laboratório, protegemos os usuários dos GORE® Fabrics onde quer que estejam.